Fatores que influenciam no cálculo do seu seguro de automóvel

Já parou para pensar por que o valor do seguro de alguns automóveis pode variar tanto? Isso pode impactar de maneira significativa seu orçamento doméstico. Saiba que são diversos fatores que podem influenciar no valor que você pode pagar no seguro do seu carro, a maioria envolvendo conceitos de risco e segurança. Confira os principais:

Valor do veículo – claramente que se um veículo é mais caro, provavelmente o valor mensal cobrado para mantê-lo seguro será maior, pois também demandará investimento proporcional para indenizar o dono em casos necessários.

O índice de roubos de determinada marca e modelo de veículo – é outro fator que acaba refletindo na tabela de cálculo, pois alguns carros são mais visados pelo comércio paralelo, o que aumenta as chances de roubo e deverá deixar o valor do seguro um pouco maior.

Endereço do segurado – se a pessoa deixa o veículo em um bairro com índices de criminalidade baixos, as chances de ocorrer um assalto são menores do que em uma região violenta, certo? Então esse fator de risco também é avaliado. Pode influenciar ainda o local onde o carro posa, como distinção se fica em uma garagem fechada ou em uma rua, pois a proteção nos dois casos também varia.

Idade do condutor – estatisticamente jovens estão mais propensos a se envolver em acidentes do que pessoas de mais idade, tanto por associação em acidentes que envolvam uso de álcool, como por imprudência e até mesmo por falta de experiência no volante.

Enfim, esses foram só alguns exemplos do que pode interferir no valor do seu seguro. E por incrível que pareça, algumas pessoas tentam omitir ou burlar algumas dessas informações, o que pode ser prejudicial, pois se a seguradora descobrir pode se negar a ressarcir o usuário em caso de sinistro. Então tente ser o mais fiel possível ao contratar um seguro e, no caso de dúvidas, contate seu corretor de seguros!