Pessoas com deficiência podem solicitar o seguro para carros adaptados

Nem todas as pessoas possuem as mesmas particularidades e as mesmas necessidades. Pensando nessa lógica, os seguros também podem ser diferenciados de acordo com a demanda do cliente. Um seguro que ainda não é muito conhecido é o para carros adaptados. Além de poder cobrir equipamentos adaptados para o veículo, a indenização também pode ser calculada de maneira especial.

Já no momento que o cliente for fazer a cotação para o seguro, é necessário informar as particularidades do caso, como sobre isenções de IPI/ICMS e adaptações no veículo. O corretor de seguros devidamente habilitado saberá informar quais informações necessárias e quais procedimentos a serem adotados. Caso existam equipamentos especiais no carro, poderá ser necessária a contratação de uma cobertura opcional. Como para o cálculo da mensalidade leva-se em consideração o valor do veículo e os carros adaptados geralmente são mais baratos pela isenção de impostos, a parcela mensal desses seguros provavelmente será mais barata que a de um carro comum.

Se você precisar acionar o seguro em casos de perda parcial, a indenização ocorre como em qualquer outro seguro. Você paga a franquia e o seguro paga a diferença coberta pelo seu plano. Quando a situação é de perda total, como o veículo podia ter isenção de IPI/ICMS, a seguradora paga o valor na Tabela FIPE, porém desconta o valor da isenção de impostos.

Quem pode fazer?
Normalmente as seguradoras exigem para esse tipo de contrato que a pessoa com deficiência seja a condutora principal do veículo e podem solicitar um laudo médico atestando a condição clínica do interessado, mas não é regra. A cobertura padrão serve contra colisão, incêndio e roubo/furto, mas pode incluir outras coberturas extras e assistência 24horas, permitindo também a contratação de coberturas adicionais.

go here