Precisa de seguro? Procure um profissional devidamente habilitado

Anúncios atrativos na internet e preços duvidosos encontrados em instituições desqualificadas podem chamar a atenção de clientes na hora de procurar um seguro. No entanto, esse chamariz no ramo de seguros pode ficar pequeno frente a alguns prejuízos que podem ser sofridos pelos segurados. A Butkoski Corretora de Seguros alerta para que os interessados em fazer seguros busquem profissionais devidamente habilitados com o registro profissional específico de corretor de seguros, pois são profissionais preparados para atuar nessa área, sabem orientar o cliente nos contratos, e, devido à vinculação da categoria, respondem legalmente pelo que comercializam.

De acordo com o corretor Marcelo Butkoski, o principal problema percebido está nos seguros mal feitos de automóveis. O profissional explica que para baratear o custo, algumas instituições não confiáveis podem até tentar “camuflar” algumas informações do cliente, o que pode ser prejudicial, pois se a seguradora identificar algo irregular pode negar o atendimento para o caso, podendo até levar os envolvidos a responder juridicamente.

Representam este tipo de situação cadastros dizendo que o cliente mora em determinado bairro e mora em outro, trocar o tipo de condutor (faixa etária, número de motoristas que utiliza o veículo) e etc. “Nós corretores de seguros, como profissionais comprometidos com os preceitos da profissão, analisamos as demandas individuais de cada um e sugerimos determinada apólice que seja razoável. Outra instituição que venda seguros e não tenha esse compromisso pode cotar da maneira que fique mais barato, mas que não atenda o que o cliente precise. O valor do prêmio [parcela] poderá até ficar mais em conta, mas se o usuário precisar, não vai ter tudo o que precisa”, comenta.

Um exemplo disso seria um cliente que viaja bastante fazer um seguro com cobertura de poucos km para guincho. Se ele ficar na estrada, não poderá contar com o guincho além da distância contratada. No mesmo sentido fica a oferta de seguros-auto sem a cobertura para terceiros. Se outro veículo for atingido pelo carro do cliente, o prejuízo com o segundo veículo fica todo a cargo do segurado. Por isso, é preciso ficar atento para que o barato não saia caro no final.

Em caso semelhante, os seguros de imóveis também precisam de atenção. Marcelo lembra que há poucos anos um vendaval atingiu a cidade de Campo Largo, vizinha de Araucária, e muitos proprietários tiveram perdas significativas. A maioria dos clientes tinha cobertura para arcar com até R$5 mil em prejuízos provocados por vendaval e o estrago médio contabilizado individualmente nas casas foi de cerca de R$17 mil.

Essas foram apenas algumas amostras do prejuízo que os clientes podem ter por procurar assessoria com pouca qualificação. Fica o alerta e cabe aos interessados escolher qual serviço procurar. A Butkoski Corretora de Seguros reforça que está sempre de portas abertas para atender os clientes da melhor maneira possível, tirar dúvidas e auxiliar os segurados em casos de sinistros.