Quando o segurado precisa e quando não precisa pagar franquia?

A franquia do seguro de automóveis é o valor que o segurado precisa pagar para que a seguradora cubra o reparo de seu veículo em caso de sinistro. O valor a ser pago na franquia depende de vários fatores como preço do veículo, perfil do segurado e pode variar também conforme o prêmio (prestação) paga pelo segurado. Esse valor consta na apólice e o cliente pode verificar qual a melhor opção para o seu caso, se seria pagar um prêmio maior e uma franquia menor ou o contrário.

Se a sua franquia é de mil reais e o conserto do carro sairá oitocentos, não vale a pena usar o seguro porque o valor do reparo é menor do que a franquia. No entanto, se o estrago for de R$1.500,00 e a franquia de R$1.000,00, você pagará a franquia (de mil reais) e a seguradora pagará o restante. Lembre-se de procurar uma oficina credenciada pela seguradora para fazer o serviço.

Existem alguns casos nos quais você não precisa pagar a franquia do carro, sabia? Um exemplo seria se seu veículo fosse roubado e não fosse encontrado. Se ele tiver perda total em um acidente também não é cobrada franquia (a perda total é considerada quando o valor do reparo é igual ou maior do que 75% do preço do veículo). Danos materiais causados acidentalmente ao veículo por incêndio, queda de raio e explosão também são isentos da participação do segurado. Para acionar a cobertura de terceiros em um acidente também não é cobrado nada de franquia.