Você sabe as vantagens de optar por um corretor de seguros?

Talvez você perceba a necessidade de fazer um seguro, seja pessoal, para sua residência ou automóvel, mas fica em dúvida sobre qual profissional procurar. Algumas instituições financeiras podem oferecer alguns pacotes que parecem atrativos, mas será que vale a pena optar por um apoio não especializado? Neste texto vamos citar alguns motivos para optar por um corretor de seguros.

 O corretor é o profissional devidamente certificado e qualificado para trabalhar neste segmento de serviços. Com seu conhecimento técnico, saberá indicar o melhor pacote para o cliente, de acordo com suas demandas específicas e visando sempre o melhor custo/benefício para o segurado; o que geralmente não acontece nas ofertas vindas dos bancos, pois se restringem a pacotes-padrão, sem levar em conta as particularidades e necessidades específicas de cada cliente.

 O corretor tem acesso ainda a diferentes empresas de seguro, podendo oferecer uma gama variada de pacotes para o interessado, com coberturas e investimentos diversificados. Quanto maior a oferta, mais opções para o cliente escolher e mais chances de encontrar a melhor alternativa para sua necessidade.

 Além disso, esse profissional não apenas vende os produtos, pode auxiliar na escolha do pacote mais adequado às necessidades do cliente, oferece um suporte permanente, facilitando o acesso às seguradoras, orienta, tira dúvidas, auxilia no processo burocrático quando houver a necessidade de acionamento do seguro e etc. Esse atendimento personalizado também não é realizado pelos bancos.

 O comprometimento com a satisfação dos clientes e com a qualidade do serviço prestado acaba sendo maior que nas outras instituições inclusive porque o corretor de seguros fica legalmente responsável pela defesa dos interesses do segurado, o que significa que se houver má prestação de serviço, o profissional pode responder na justiça por prejuízos ao cliente.

 “As diferenças entre um atendimento personalizado, com acompanhamento contínuo por uma pessoa especializada no assunto e uma simples venda isolada, são muito grandes. Já vi casos de pessoas que adquiriram pacotes para automóveis que cobriam danos a terceiros com um valor muito baixo, pois não foram alertadas ao fechar o negócio no banco. Se fosse procurada uma boa empresa especializada isso provavelmente não ocorreria”, comenta o corretor Marcelo Butkoski.

Um bom profissional irá ser muito útil durante todo o processo de intermediação com a empresa seguradora e principalmente servirá para garantir que os direitos do segurado sejam sempre respeitados. A recomendação é que o interessado obtenha com conhecidos a referência de um corretor confiável.

Corretor de seguros

A profissão de corretor de seguros depende de habilitação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que além da conclusão de curso técnico-profissional de seguros exige também a aprovação no exame promovido pela Escola Nacional de Seguros.

Marcelo Butkoski, corretor de seguros.

Marcelo Butkoski, corretor de seguros.